07/12/2022

O Bando das Cavernas: A incrível tribo B.D.

Pontes





Depois de quarenta volumes editados e quase um milhão de exemplares vendidos, o Bando das Cavernas, criação a solo de Nuno Caravela, descobre a banda desenhada. Literalmente.

E literalmente, porque os seus membros - Tocha, Ruby, Menir, Kromeleque, Tzick e Sabre - bem como os seus inimigos de estimação - Tremoço, Pinguinhas e Crava - nas suas andanças pelo seu anacrónico mundo primitivo, dão de caras com uma estranha estrutura, feita de quadrados, rectângulos e outras figuras geométricas, divididas e rodeadas por molduras em branco. Arriscando entrar nelas, descobrem um mundo (re)nov(ad)o, onde falam por balões e apresentam expressões… expressivas.

Visita divertida a um outro género narrativo, A incrível tribo B.D. é - e quero vincá-lo - fundamentalmente uma proposta para quem já é fã da série de livros juvenis. Não esperem os habituais leitores de BD grandes cuidados estéticos ou plásticos, apurada legendagem ou um colorido que seja menos que os tons vivos que já servem os livros de texto. Não eram necessário. Este é ‘apenas’ mais um livro do Bando das Cavernas, com o seu ritmo, dinâmica, humor e estereótipos próprios - e ainda bem que assim continua a ser.

Porque, escrito o que fica atrás, numa aparente paradoxo - também não posso deixar de vincar que - A incrível tribo B.D. poderá fazer mais pela BD - e criar mais leitores para o género - do que outras obras assumidamente aos quadradinhos. Mantendo algumas páginas no registo habitual, ajustado ao segmento etário a que se direcciona, faz a ponte para a BD tout court, ao mesmo tempo que acrescenta ao humor habitual as brincadeiras com os códigos próprios desta linguagem.

Na prática, cria pontes entre dois registos, podendo, desta forma, abrir o segundo - a BD - aos jovens leitores que já são fãs do Bando das Cavernas.

Sei que a alguns poderá fazer(-nos) confusão que os leitores mais novos não comecem pelas criações Disney, Tintin, Astérix ou Lucky Luke mas, os tempos são outros, as propostas para as suas idades também e, como sempre, o mais importante é que na altura certa, num processo iniciático, possam descobrir e desfrutar (d)a BD.


O Bando das Cavernas - A incrível tribo B.D.
Nuno Caravela
Booksmile
Portugal, 21 de Novembro de 2022
140 x 190 mm, 96 p., cor, capa cartão com badanas
10,95 €

( imagens disponibilizadas pela Booksmile; clicar nesta ligação para descobrir mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...