22/12/2022

O Castelo dos Animais #3

Em crescendo


Sei que as minhas propostas desta semana têm sido (quase todas) pouco ajustadas à quadra natalícia que atravessamos, mas a verdade é que as leituras não se têm submetido ao calendário e mergulhado em tantas e tão boas escolhas editoriais neste final de ano, depois da II Guerra Mundial e da enganadora Pax romana, cabe-me agora trazer-vos de novo os animais que Dorison e Delep tão bem - tão mal...? - humanizaram, na senda do trajecto que Orwell genialmente desbravou no seu Animal Farm.

Sequela do texto original do escritor britânico, O Castelo dos Animais, agora apenas a um tomo da sua conclusão [com a Arte de Autor (bem) colada à edição original francófona] continua a ser um tratado de resistência e rebelião pacífica - embora seja muita a violência latente e prática que perpassa continuamente pelas suas páginas.

Guiar quem foi espezinhado, explorado, torturado e humilhado desde sempre não se revela fácil e Miss B. Irá senti-lo na pele - literalmente - e mais na alma, se assim me deixam escrever, compreendendo que os objectivos a que se entregou estão bem mais longe e são bem mais custosos do que tinha imaginado. As revoluções pacíficas e sem sangue são raras, como mais uma vez se comprova.

O belíssimo desenho de Delep acaba por exaltar algum contraste entre o tom duro da narrativa e os visuais que a servem, acabando por tornar aquele ainda mais forte e chocante para o leitor que facilmente toma por verdadeira a fábula alegórica que tem perante os seus olhos.

Resta esperar pela conclusão - e que os autores sejam capazes de a cumprir no próximo álbum como programado inicialmente - sabendo que seja qual for o final que eles imaginaram, haverá sempre um preço alto a pagar...


O Castelo dos Animais #3 A Noite dos justos
Xavier Dorison (argumento)
Félix Delep (desenho)
Arte de Autor
Portugal, Novembro de 2022
232 x 310 mm, 64 p., cor, capa dura
21,50 €

(imagens disponibilizadas pela Arte de Autor; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...