02/06/2017

Mulher-Maravilha: Um por Todos

Mudar o futuro






O nosso futuro está definido ou somos nós, através das nossas acções e decisões, que o construímos?
Um por todos, subversão curiosa do célebre lema dos Três Mosqueteiros de Dumas, apresenta (um)a resposta.
O que faria cada um de nós, se soubesse que determinada decisão iria afectar, de forma irreparável a sua família ou os seus amigos?
O acordar do último dragão na Terra vai colocar Diana de Temiscira, princesa das Amazonas, a Mulher Maravilha, perante um dilema desse género e a sua resposta, qualquer que ela seja, vai ter graves implicações - pessoais e no seio da Liga da Justiça de que ela é figura determinante.
Ancorada em lendas e mitologias - possivelmente o melhor registo para fazer a Mulher Maravilha evoluir - como também mostra o próximo volume desta colecção, A Hiketeia - Um por todos é uma história sobre decisões e opções de vida, apesar dos riscos e custos, e uma bem conseguida variação no seio da temática de super-heróis, aqui abordada de forma pouco mais que tangencial.
Como grande trunfo - mas também principal defeito… - tem o belo desenho do também argumentista Christopher Moeller, um conjunto de vinhetas quase sempre bem pintadas, mas nem sempre felizes nas proporções da protagonista ou no tratamento de alguns rostos, e a que falta o dinamismo e a capacidade de transmitir movimento que se espera de uma narrativa em banda desenhada, mais a mais de acção como esta também é.
É um defeito recorrente neste género de registo gráfico, (parcialmente) compensado pela forma como consegue brilhar plasticamente noutros momentos, nomeadamente na representação das cenas com a dragão e os seus servos e também nalgumas composições de vinheta inteira cujos originais dariam com certeza belos quadros.

Mulher-Maravilha: Um por Todos
Christopher Moeller
Levoir/Público
Portugal, 1 de Junho de 2017
170 x 260 mm, 120 p., cor, cartonado
11,90 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...