28/06/2017

O Mundo de Garfield 1978-1983

Alargar a oferta

Por contraditório que possa parecer, acredito que um mercado em que existe diversidade de oferta - como acontece actualmente em Portugal em relação à BD - está mais receptivo a propostas diferentes, do que aquele que se centra sobre um único segmento.
Este livro – com os primeiros cinco anos das tiras diárias e pranchas dominicais do gato laranja, publicadas por ordem rigorosamente cronológica - é para mim exemplo disso.
Embora esteja certo que a edição - inédita nestes moldes e criada de base para o mercado português, que prefigura uma (eventual) edição integral de Garfield - não surgiu em função do momento editorial.
Garfield estreou-se nos jornais em meados de 1978 (como detalhado aqui, aquando dos seus 35 anos) e em pouco tempo tornou-se uma referência popular, quer no que às tiras diárias diz respeito, quer - principalmente? - quanto ao seu uso exaustivo em termos de marketing. E uma coisa leva à outra…
Com uma galeria de personagens limitada mas eficiente - neste volume, para além de Garfield e do seu dono Jon, são recorrentes o cão Oddie, a veterinária Liz, o gatinho Nermal, Lyman, os pais de Jon e pouco mais - o gato apreciador de lasanha - pouco simpático, muitas vezes violento e sociável apenas quando lhe interessa, aqui e ali politicamente incorrecto, como diríamos (tristemente) hoje - é antes de mais um filósofo com frases acertadas sobre (quase) tudo o que (de mau) temos de enfrentar na vida, das dietas às malditas segundas-feiras, dos seres que nos são insuportáveis àquilo que detestamos nos outros.
A leitura desta forma, num belo volume complementado com a origem de Garfield e uma biografia do autor, Jim Davis, permite perceber a evolução gráfica e temática da série e também compreender melhor cada situação recorrente - e apresentam-se muitas numa série relativamente limitada neste aspecto - e como são sucessivamente apresentadas da mesma forma mas resolvidas de modo diferente.
Um aviso final, pois a leitura integral destas tiras e pranchas dominicais, agradavelmente divertidas, deve ser feita com moderação, para evitar a sensação de repetição, o que se torna complicado pois são viciantes.

O Mundo de Garfield, 1978-1983
Jim Davis
Verbo
Portugal, Junho de 2017
215 x 295 x 45 mm, 600 p., pb, capa dura
EAN 978-9722231763
ISBN 9789722231763
37,95 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

3 comentários:

  1. Já o comecei a ler, mas como referes, há um pouco sensação de repetição, pelo que está calmo e sereno à espera de ser novamente agarrado e continuada a sua leitura.

    Eu sou grande fã das tiras cómicas, tendo quase tudo o que foi editado por cá e lamentando que essa "explosão" de edição acontecida à uns anos, tenha dado origem a quase zero agora. E devido a esse meu gosto, dificilmente deixaria passar esta edição do Garfield (embora não seja das minhas tiras favoritas, essa está nos Baby Blues), até por esta edição lembrar (em tamanho) "Toda a Mafalda" que comprei aquando da sua edição pelo D.Quixote e que muito li e reli.

    Mas há um grande contra este tipo de livros. Precisamente o seu tamanho. É caro e não é prático de manusear. Tirando colecionadores ou grandes amantes de BD e tiras cómicas, que à partida sempre os aquirirão, o que fará sentido será a edição disto em versão numérica (informatizada) e ser lido/visto/manuseado em EbookReaders/Tablets.

    Mas...não sou mágico e não tenho solução para a questão da pirataria...

    (nota - devo ter um spam no Velvet - e espero que este post não siga o mesmo caminho)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pc069,
      A sensação de repetição é inevitável em tiras. Por isso também li umas quantas páginas de cada vez.
      E não troco o meu (belo) livro por nenhuma edição digital!
      (E já recuperei o teu comentário 'spamizado'!)
      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Percebo as vantagens do formato mas, para mim, os ''ebooks'' estão para os livros como a macdonalds está para os hamburgueres.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...