11/12/2021

Almanaque da Turma da Mônica #1

Diferenças


É indiscutível a progressão na continuidade das histórias da Turma da Mônica - e das outras ‘turmas’ criadas por Maurício de Sousa neste último meio século (mais no seu início…) -baseada em princípios fundadores fundamentais: o humor, a amizade e a solidariedade como lema, o desbaratar dos próprios códigos da BD, as preocupações sociais no horizonte…
Mas também é inegável que, em tempos mais 1recentes - de há uns quantos anos a esta parte… - o humor é mais cuidadoso, as histórias mais inócuas: o politicamente correcto impôs-se nestas criações.
Pelo contraste, este número inaugural da nova fase - em termos de numeração - do Almanaque da Turma da Mônica, é um exemplo.

Tendo lido de rajada e aleatoriamente algumas das edições recentes em que a Panini reiniciou a numeração das revistas da Turma da Mônica, a certa altura comecei a notar diferenças sensíveis numa delas: esta.

Em termos formais, um traço menos arredondado e trabalhado (no bom sentido), a opção frequente por três tiras por página e não quatro e uma planificação menos rígida…

Mas, foi no capítulo do humor e das temáticas que essa diferença mais se fez notar. Os ‘maus tratos’ ao Mingau, a violência contra o Penadinho, a numerosa prole do Coelho Caolho são alguns exemplos possíveis - em tempos idos, mas não hoje? O mais evidente (para mim), é a história de um homem idoso que tenta por todos os meios fugir à Dona Morte - e do (inevitável) destino...

Lamentando a não inclusão das datas originais de publicação - que seria uma mais valia ´, até para permitir estabelecer uma ‘fronteira’ entre este ‘passado’ e o actual presente - registo com agrado a grande variedade de personagens que protagonizam as 17 histórias incluídas neste número, já que, do Astronauta a Rolo, do Horácio a Piteco, do Papa-Capim a Bidú, apenas este último surge mais do que uma vez, numa saudável e alargada diversidade - que a própria capa já aponta (embora saibamos como as capas podem ser ‘enganadoras’ neste tipo de publicações).


Almanaque da Turma da Mônica #1
Maurício de Sousa
Panini
Brasil, Abril de 2021
Actualmente em distribuição em Portugal
135 x 190 mm, 96 p., cor, capa fina, bimestral
R$ 9,90 / 2,95 €

(capa disponibilizada pela Panini; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...