24/12/2021

Horácio Completo: 1963 a 1969

A melhor prenda foi…


Li há muitos anos - num Mosquito antigo…? Num Mundo de Aventuras…? - um conto intitulado A melhor prenda era… Reflexo de uma era - a da ditadura portuguesa, de um certo miserabilismo cultivado à exaustão, tinha um tom delicodoce mas, vá lá saber-se porquê, ficou-me o título na memória e penso que não é a primeira vez que me serve de mote.
Se ficaria bem - para mais nesta quadra - apontar como melhor prenda as utopias mundialistas e socialmente correctas, como a paz no mundo, o fim da pandemia ou a recuperação ecológica do planeta, pessoalmente contento-me com um bom livro. Que tem a vantagem de o ser - boa prenda - em qualquer altura ou época. E até repetidamente.

Nesta Natal de 2021 a melhor prenda foi… este primeiro volume do Horácio Completo, trazido aqui não só pela sua inegável qualidade e interesse intrínseco, mas - principalmente? - porque dos muitos e bons livros que li este ano, foi o(/um dos) que chegou mais perto do Natal.

Tendo crescido com a Turma da Mônica - entre muitas outras bandas desenhadas - aprendi a respeitar o autor e a admirar o homem - e o amigo, acredito que posso escrevê-lo - depois de 2006, quando conheci pessoalmente Maurício de Sousa.

Das suas muitas criações, Horácio destaca-se por ter sido a única que Maurício nunca confiou a ninguém. Por isso - também - este projecto da Pipoca e Nanquim merece todos os elogios e - a par dos muitos integrales e omnibus que se multiplicam nos mercados de língua francesa - é uma obra incontornável para o conhecimento do autor - e da História da criação e publicação de ‘histórias em quadrinhos’ no Brasil.

Sobre a ‘pré-História’ de Horácio - no duplo sentido a que não resisti - já escrevi um pouco quando a Panini começou um projecto similar: Horácio e seus amigos dinossauros - que ficou pelo caminho.

Agora, nesta edição com quase o triplo das páginas, (re)descobrimos os primeiros seis anos do pequeno dinossauro vegetariano, publicados por ordem cronológica que nos permite apreciar a sua evolução gráfica e temática, numa edição complementada com diversas notas sempre que as pranchas reproduzidas o justificam - e com um posfácio de Sidney Gusman sobre a produção da colecção - que no total contará quatro volumes.

Numa edição de bom formato, capa dura com aplicações de verniz e papel de boa gramagem, só aponto a preferência pelo brilhante em vez do mate que permitiria uma maior aproximação ao suporte original do Horácio.


Horácio Completo: 1963 a 1969
Volume I de IV
Maurício de Sousa
R$ 129,90
Posfácio de Sidney Gusman
Pipoca & Nanquim
Brasil, Agosto de 2021
210 x 280 mm, 308 p., cor, capa cartão

(imagens disponibilizadas pela Pipoca & Nanquim; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...