E agora...
A
par das (longas)
colecções
em curso que sustentam o seu catálogo, a Devir
tem diversificado a oferta (só) em manga e este
Spy Family
é a proposta mais recente.
Apontado
para leitores a partir dos 8 anos, é na verdade uma leitura leve e
divertida, que pode bem agradar a outras faixas etárias.
A sua premissa base, tem tanto de surpreendente quanto de pouco credível, mas é isso que acaba por a tornar diferente e aliciante. Crepúsculo, o espião das mil faces, recebe a missão de investigar uma das figuras mais destacadas do Partido de União Nacional, cujas actividades põem em causa a paz. A aproximação ao seu alvo terá de ser feita através do filho que anda num colégio de elite, por isso o protagonista terá de usar como cobertura uma esposa e um descendente - que irá inscrever no mesmo estabelecimento de ensin0. Com pouco tempo para optar, acaba por aceitar o que lhe ‘cai’ à frente, ‘casando’ com Yor, uma assassina que trabalha a contrato, e ‘adoptando’ Anya, uma menina com capacidades telepáticas.
Da conjugação das ‘excentricidades’ de cada um, com recorrentes momentos de humor, e das cenas de acção que toda a situação acaba por comportar, bem como da forma como os diferentes momentos ‘em família’ afectam os três protagonistas, nada dados a sentimentos nem a manifestações de afecto, Tatsuya Endo fez uma narrativa fresca, bem disposta e com um ritmo de leitura vivo e agradável. Apesar das mais de 200 páginas deste tomo inicial, como muito pouco aconteceu ainda no que à missão diz respeito, estando o relato maioritariamente centrado no processo de ‘constituição da família’ e na candidatura de Anya ao colégio do filho do alvo de Crepúsculo, a continuação do interesse da série dependerá da capacidade do autor nipónico de continuar a estimular e a desafiar os seus leitores, sem estender até ao ‘infinito e mais além’ as suas premissas, sendo que, no Japão, Spy Family, que estreou em 2019, já conta oito volumes.
Spy
Family #1
Tatsuya
Endo
Devir
Portugal,
Dezembro
de
2021
130
x 190 mm, 216
p., pb,
capa cartão
9,99
€
(imagens disponibilizadas pela Devir; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas imagens aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)
Sem comentários:
Enviar um comentário