15/12/2021

Spy Family #1

E agora...




A par das (longas) colecções em curso que sustentam o seu catálogo, a Devir tem diversificado a oferta (só) em manga e este Spy Family é a proposta mais recente.
Apontado para leitores a partir dos 8 anos, é na verdade uma leitura leve e divertida, que pode bem agradar a outras faixas etárias.

A sua premissa base, tem tanto de surpreendente quanto de pouco credível, mas é isso que acaba por a tornar diferente e aliciante. Crepúsculo, o espião das mil faces, recebe a missão de investigar uma das figuras mais destacadas do Partido de União Nacional, cujas actividades põem em causa a paz. A aproximação ao seu alvo terá de ser feita através do filho que anda num colégio de elite, por isso o protagonista terá de usar como cobertura uma esposa e um descendente - que irá inscrever no mesmo estabelecimento de ensin0. Com pouco tempo para optar, acaba por aceitar o que lhe ‘cai’ à frente, ‘casando’ com Yor, uma assassina que trabalha a contrato, e ‘adoptandoAnya, uma menina com capacidades telepáticas.

Da conjugação das ‘excentricidades’ de cada um, com recorrentes momentos de humor, e das cenas de acção que toda a situação acaba por comportar, bem como da forma como os diferentes momentos ‘em família’ afectam os três protagonistas, nada dados a sentimentos nem a manifestações de afecto, Tatsuya Endo fez uma narrativa fresca, bem disposta e com um ritmo de leitura vivo e agradável. Apesar das mais de 200 páginas deste tomo inicial, como muito pouco aconteceu ainda no que à missão diz respeito, estando o relato maioritariamente centrado no processo de ‘constituição da família’ e na candidatura de Anya ao colégio do filho do alvo de Crepúsculo, a continuação do interesse da série dependerá da capacidade do autor nipónico de continuar a estimular e a desafiar os seus leitores, sem estender até ao ‘infinito e mais além’ as suas premissas, sendo que, no Japão, Spy Family, que estreou em 2019, já conta oito volumes.


Spy Family #1
Tatsuya Endo
Devir
Portugal, Dezembro de 2021
130 x 190 mm, 216 p., pb, capa cartão
9,99


(imagens disponibilizadas pela Devir; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas imagens aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...