28/09/2018

O Xerife da Babilónia

 
Quase um documentário
Mais um dos títulos emblemáticos do selo Vertigo incluído na colecção que a Levoir lhe está a dedicar a propósito dos seus 25 anos, O Xerife da Babilónia, devido à sua extensão, surge dividido em dois volumes.
Mas é uma obra una, indivisível. Que traça um retrato cru e realista - quase um documentário - sobre a situação no Iraque no pós-Saddam Hussein e sobre a (dúbia) actuação dos americanos no terreno.
O seu ponto de partida é o cadáver de um colaborador dos americanos que aparece junto a uma das mais emblemáticas esculturas de Bagdad. Incomodado com a situação - mais com o facto de não se lembrar dele, apesar de o treinar diariamente para integrar a nova polícia iraquiana - Christopher, norte-americano a colaborar com a polícia local, decide investigar como essa morte aconteceu. E, mais importante, porquê.
Para o conseguir terá de mover algumas influências, cobrar alguns favores, pedir outros. Terá, em suma, de mergulhar na forma de ser e funcionar dos iraquianos. E irá descobrir mais podres do que aqueles que desejava, mais segredos atrozes mal escondidos do que imaginava, pondo em risco a própria vida e a daqueles que o vão ajudar. Acabando por se sentir apenas um peão, marginal - como todos os outros que com ele compartilham protagonismo - numa engrenagem obsoleta mas inamovível que vai trucidando todos os que se aproximam demasiado da verdade - ou daquilo que pensam ser a verdade.
Na realidade, mais do que propriamente um inquérito com tons policiais, O Xerife da Babilónia é um retrato vivo, coerente, realista, de uma situação instável (e insustentável…?) e do choque - mesmo que contido - entre duas formas - a norte-americana e a iraquiana, a do dominador e a do dominado, a do invasor e a do invadido - de estar, ver o mundo e viver, completamente díspares, para não escrever mesmo ‘opostas’. À sombra do tráfico de influências, do terrorismo latente, da necessidade de marcar terreno a qualquer custo, dos ódios - mútuos, internos e externos - mal dissimulados.
Por isso - e também pela sua magnífica construção narrativa - O Xerife da Babilónia assume muitas vezes um tom de quase documentário - ou de ficção documental, se preferirem, pelo tom verídico que assume - com os protagonistas, por vezes, a parecerem depor perante câmaras invisíveis, mais do que a dialogar entre si. Neste aspecto, na forma como a trama inicial e as outras que com ela se vão entrecruzar, chegam até ao leitor, brilha o argumentista Tom King que, através dos diálogos assertivos e contidos, através de uma planificação não tão clássica como à primeira vista possa parecer, impõe uma cadência lenta à narrativa, quase como se um microfone passasse de mão para mão para cada um depor. Uma cadência lenta, escrevia atrás, quase incontornáve - como poderia ser de outra forma? - devido ao calor sufocante que impera cena após cena - que parece soltar-se das páginas do livro e que condiciona o próprio ritmo de vida local  - conduzindo, nem sempre linearmente, o leitor, para o obrigar a avançar ou a parar, a absorver ou a interpretar, a deduzir ou a adivinhar, a história até um final que, se faz todo o sentido e é coerente face à situação instalada, deixa também muitas dúvidas e uma sensação de impunidade e de impotência - que apenas espelha a realidade que nós conhecemos, que continuamos a observar, mesmo que à distância, 14 anos depois da escrita deste livro, 17 após os acontecimentos de 11 de Setembro que tanta coisa espoletaram.
Graficamente, a obra pode não parecer muito estimulante, pelo tal classicismo da planificação já referido que, no entanto, acentua o seu (tal) tom (quase?) documental, complementado pelo traço ‘sujo’ de Mitch Gerads, repleto dos resíduos de areia que pairam no ar e se infiltram incomodamente por toda a parte...

O Xerife da Babilónia
Volumes 1 e 2
Colecção Vertigo 25 anos
Tom King (argumento)
Mitch Gerads (desenho)
Levoir
Portugal, 28 de Setembro/11 de Outubro de 2018
170 x 257 mm, 152 p., cor, capa dura
14,90 €

(imagens disponibilizadas pelo editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

3 comentários:

  1. Eu nao percebi puto do que se passou... Vou ler outra vez...

    ResponderEliminar
  2. Eu estou a começar a ler...e também ainda não percebi puto. Aquilo é tudo muito confuso, vamos ver se o puzzle começa a compor-se.

    ResponderEliminar
  3. Li...e não percebi o fim. Com a idade devo estar a ficar burro, tal como o Ricardo Amaro ;-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...