26/09/2018

Largo Winch #1

Bom arranque

Chega hoje às bancas e quiosques portugueses o primeiro díptico de Largo Winch, a nova colecção de BD ASA/Público, já apresentada em As Leituras do Pedro.
Serve de introdução ao protagonista e ao grupo financeiro que ele vai gerir, baliza desde logo os parâmetros em que a colecção se vai desenvolver e é também um exemplo de como escrever/desenhar uma boa série de aventuras, cujo único pretexto é proporcionar uma leitura descontraída.
Momento 1: Nos Estados Unidos, um homem envelhecido - haveremos de saber ser Nerio, Winch, um dos maiores milionários do mundo - ameaça e é ameaçado e acaba por falecer.
Momento 2: Um jovem turista na Turquia é atraído a uma armadilha, e acaba preso, acusado de assassínio.
Momento 3: A morte de Nerio Winch lança o pânico no grupo de que era o principal accionista, a que se segue a estupefacção por se saber que tinha designado um herdeiro, até aí desconhecido de todos.
É assim que Jean Van Hamme faz arrancar O Herdeiro, primeiro dos tomos em BD de Largo Winch, que adaptam os romances homónimos do próprio argumentista. Neles, entrega o protagonismo a Largo, um jovem culto, com formação superior, impulsivo e disposto a tudo pelos amigos, mas também implacável por aqueles que o traem ou tentam enganar, dá-nos pormenores - os necessários - da sua infância e juventude, forma a galeria central de personagens que, com uma ou outra alteração, permanecerá ao longo da série e, numas curtas 92 pranchas - quem leu XIII, do mesmo argumentista, recorda certamente o ritmo frenético que Van Hamme consegue impor na sua escrita - resolve o mistério inicial: quem, dentro d’O Grupo W (título do segundo álbum), está disposto a tudo para assumir o controlo.
Ao tom inicial de mistério, já com as questões financeiras e de controlo do grupo como pano de fundo, como acontecerá em toda a série, juntar-se-à rapidamente o factor aventura, com acção trepidante, muitos volte-faces e soluções mesmo no limite do possível ou aceitável que estimulam a leitura, e um desfilar de belas e sensuais jovens, que na época - início da década de 1990 - eram sinónimo de algum arrojo e ousadia por parte dos autores, aproveitando alguns ventos de mudança na revista Spirou, onde Largo era pré-publicado.
E se um ou outro pormenor revelam a idade dos álbuns, Largo Winch continua a ser uma boa leitura descontraída, graças à sua trama bem urdida e explanada, e também ao traço de Franq, que irá evoluir qualitativamente ao longo da série, nervoso, dinâmico, pormenorizado quanto baste e servido por um colorido adequado aos diversos momentos da narrativa.
Nota final - Estes dois álbuns já tinham sido publicados em português pela Bertrand Editora, em 1993/1994.

Largo Winch #1
O Herdeiro/O Grupo W
Jean Van Hamme (argumento)
Philippe Francq (desenho)
ASA/Público
Portugal, 26 de Setembro de 2018
96 p., cor, capa dura
11,90 €

(pranchas da edição francesa original; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Li à pouco os dois primeiros (muito bem reunidos num único volume). Gostei muito da história, não tendo gostado assim tanto do desenho. Os únicos LW que li foram os editados nas coleções ASA/Público, mas do que me lembro desses, fico com a noção que neste dois livros as fisionomias de Largo ainda andam à procura de estabilidade.

    Em termos de argumento, confirma-se o ritmo alucinante e muito interessante.
    Que a ASA e o Público continuem a editar séries completas como até aqui.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...