14/09/2018

Visão

Uma família (a)normal

Aderir à normalidade, querer pautar a vida pelo que é socialmente aceitável/expectável é complicado. Sempre.
É essa a base deste Visão, quando um robot, perdão, um ‘sintozoide’ quer formar família e viver feliz nos subúrbios, à imagem e semelhança das famílias humanas normais.
Desenrolando-se à margem dos super-heróis - o protagonista, é membro dos Vingadores e eles passam por lá, há alguma interacção mas, até agora, não mais do que isto - este relato vinha bem referenciado - quanto mais não fosse pela escrita de Tom King - e a leitura confirmou as expectativas.
Com alguns pontos de contacto - ténues - com Descender, em que também um robot ‘quer ser’ humano - centra-se no desejo, quase obsessão, da família sintozoide por se adaptar a um meio, a um mundo, onde por muito que o Visão salve a humanidade ‘muitas’ 37 vezes, nunca pertencerão e onde nunca serão vistos e aceites como iguais - numa abordagem singular da xenofobia latente na nossa sociedade.
As saídas para o trabalho, a vida doméstica, a frequência da escola, o convívio com os vizinhos, mais do que passos em frente - incomodamente ridículos para quem ‘tomar partido’ pela família sintozoide - vão apenas servir para expor e agravar as diferenças e criar um mal-estar latente entre humanos e eles que - mais cedo do que mais tarde… - encontrarão uma válvula de escape de consequências imponderáveis.
Se o traço de Gabriel Walta, de um realismo contido, acentua as diferenças entre humanos e… não-humanos (!), é na escrita, no argumento de King, irónico, assertivo e consistente q.b., que este Visão se destaca, pela forma como o escritor antecipa situações que só irão ter lugar mais tarde, aumentando expectativas e abrindo o leitor ao que serão, então, ‘surpresas aguardadas’. Ao mesmo tempo, a opção por diversos narradores, permite uma maior amplitude narrativa e a percepção dos pontos de vista, dos sentimentos, das sensações e das diversas interpretações que um mesmo facto provoca nos diversos intervenientes.
Que chegue depressa a conclusão.

Visão
Marvel Especial (II série) #1
Tom KIng (argumento)
Gabriel Walta (desenho)
Goody
Portugal, Junho de 2018
168 x 260 mm, 128 p., cor, capa mole, mensal
7,90 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...