17/09/2018

Beowulf

Visceral






Há livros cujo folhear antecipa, molda e condiciona a leitura.
Aconteceu-me com Beowulf.
Já conhecia outras obras de David Rubin, acompanho-o à distância, seduzido pelo seu desenho de traço grosso e cores fortes mas, no presente caso, ele foi mais além. Construiu uma obra visceralmente visual, plasticamente de grande impacto, mas que vai bem mais além dessa beleza - ou do horror que lhe está visceralmente (outra vez este adjectivo) associado.
Porque, no desdobramento em múltiplos painéis sobrepostos à prancha, ou na explosão em imagens gigantes que vão até à dupla página, tudo no trabalho gráfico de Rubin serve um único propósito: narrar uma história. Narrar - adaptar em BD - a gesta heróica de Beowulf, o matador de monstros.
Por isso, podemos ter páginas tradicionais com diálogos (escritos) que situam o leitor e o introduzem no contexto narrativo, como a tal multiplicação de vinhetas que desconstroem a acção em fragmentos sucessivos. Também podemos admirar pranchas seguidas com longas vinhetas verticais, utilizadas para narrar acontecimentos simultâneos em lugares diferentes ou encontrar sucessivas vinhetas horizontais que acentuam a determinação do protagonista ou a dimensão ciclópica do seu monstruoso opositor.
Tudo sempre relatado a um ritmo elevado, marcado por constantes movimentos vertiginosos de aproximação ou afastamento da câmara imaginária que Rubin utiliza com mestria.
Básico no seu conteúdo numa análise fria e distanciada - que só a muito custo consegui, ao escrever estas linhas - o Beowulf de Santiago Garcia e David Rubin exibe toda a dimensão épica da gesta de honra e coragem e da busca da eternidade que moveram o seu protagonista, retrata de forma crua a selvajaria, a bestialidade e a violência inata do(s) monstro(s) que ele persegue e constitui-se um exercício de leitura, envolvente e estimulante, ao qual não me parece possível resistir.
Mais a mais dada a excelente qualidade da edição (de estreia) da Ala dos Livros - (bem) clonada da original espanhola - de dimensões generosas, capa dura, papel de gramagem elevada e excelente impressão.

Beowulf
Santiago García (argumento)
David Rubín (desenho)
Ala dos Livros
Portugal, Agosto de 2018
220 x 310 mm, 200 p., cor, capa dura
25,00 €

(imagens retiradas do blog do autor; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

7 comentários:

  1. Vi os vários previews dos vários blogs de bd. Não gostei do desenho.
    Quando passei por uma livraria, agarrei no livro, desfolhei, li uma ou outra página, fui olhando para o desenho e... não gostei...
    Dei mais uma volta... e voltei atrás para comprar o livro

    Por várias razões:
    - mesmo à primeira vista não me ter agradado, dar uma hipotese/conhecer um autor/desenhador novo
    - sendo uma editora nova e ter de imediato a coragem de editar um calhamaço de 200 páginas a um preço (correcto para as referidas 200 páginas) algo elevado, merece/necessita de apoio do próprio mercado, ou seja, apoio meu (dentro das minhas possibilidades)
    - gosto de sagas "maiores que a vida"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode não ser um livro de leitura fácil, por ser 'demasiadamente' gráfico, mas em termos de desenho - e de desenho narrativo - eu acho que é fantástico. Eu, pois claro.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Bom... eu olhei para o livro, desfolhei e não gostei.
    Não comprei porque existe muita outra BD que me agrada para comprar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer escolhas é normal e ainda bem que há por onde escolher.
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. É para ler com uma broa!

    Só assim funciona.

    Psicadélico!

    ResponderEliminar
  4. Eu achei uma excelente obra, comprei e adorei,...e pelo que sei está a ter óptimas criticas por esse mundo fora. Até o Pipoca e Nanquim vai publicar ´Beowulf´ lá no Brasil.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...